domingo, junho 26, 2005

Marcha LGBT e Arraial Pride

Ontem foi dia da Marcha LGBT, que desceu a Avenida da Liberdade até ao Rossio, e cujo manifesto se dirigia ao direito ao casamento homossexual - este ano já com uma cobertura televisiva mais bem conseguida relativamente a anos anteriores. Eu e mais um grupo de amigos aproveitámos a tarde para acompanharmos a marcha e também fazer uma pequena "foto e video reportagem". O evento estendeu-se desde as 18 h até perto das 20 h e nesse espaço de tempo ouviram-se várias palavras de ordem [e muitos enganos também :)], foram distribuídos uma série de panfletos com o manifesto, e ainda encontrei algumas caras conhecidas. Penso que de modo geral a Marcha teve um saldo bastante positivo e quando chegámos ao Rossio eram várias centenas as pessoas que a acompanhavam.



Durante a noite, e depois de me terem convencido a largar os estudos de Instalações e Serviços Industriais [...], lá fomos todos para o Parque do Calhau, assistir ao Arraial Pride. Entrámos por volta da 1 h da manhã e estava já uma enchente de gente. Logo à entrada encontrei o J. (aka sToRmChAsEr) com quem mais tarde estive a falar um pouco. Encontrei também o B. que já não via há imenso tempo e que gostei de rever. Estive com a S. e a R. na tenda da rede ex aequo, conversámos um pouco e ainda acabámos convidados para um jantar na casa delas. O J. também lá estava a servir umas vodkas ao pessoal e no fim lá me convenceu a associar-me à rede [obrigado, de facto já era sem tempo :)].

Foi uma noite muito interessante, com vários convívios e reencontros de algumas caras que já não via há algum tempo. Mas acima de tudo, um ambiente bastante agradável que se prolongou até bem tarde e que, por algumas horas, me extraiu da época de exames.


segunda-feira, junho 20, 2005

O Monstro

Guiava furiosamente pela serra, as curvas ficavam cada vez mais apertadas. Ela não podia ter-me feito isto, pensava. Como é possível, como é que ela foi capaz? O pé, cada vez mais pesado no acelerador, já estava dormente da força. De repente, um carro surge do meio de nenhures, encandeando-o na noite escura. Uma guinada, derrapagem, cambalhotas. Parou, um suspiro. Uma faísca tratou do resto: enquanto o Diabo esfregava um olho, o carro estava em chamas. Minutos depois, as sirenes assinalam a ajuda que chega. Foi levado para o hospital, onde um terrível destino o esperava: não morreu, mas queimaduras graves deformavam-lhe agora o rosto e grande parte do corpo. Nos primeiros tempos após deixar o hospital preferiu o isolamento. Não queria que ninguém o visse nesse estado. Mas o tempo foi passando e ele estava vivo. Havia um mundo lá fora e ele não podia fingir que não fazia parte dele. Foi duro mas aventurou-se. Não usava máscara (o que poderia ser mais estranho?) e as pessoas olhavam-no uns com estranheza, outros com pena. A vida nunca mais seria a mesma. Acabaram os namoros, algumas amizades e até as idas ao café de que tanto gostava.

Hoje vim um senhor assim no autocarro. O que seria que aconteceu para ter a cara naquele estado? Perdeu completamente a noção da imagem (para quê?), o cabelo em desalinho, os olhos em sangue, todo o seu conjunto me impressionou. Daí o post.

sábado, junho 18, 2005

Chamadas de última hora

Ontem, algures entre a meia-noite e a uma da manhã, o telemóvel tocou. Achei estranho porque não costumo receber chamadas a essa hora. De qualquer forma fui atender e notei que era o meu pai - o que era ainda mais estranho porque geralmente os meus pais não me telefonam depois das 11 da noite. Lá atendi e, com alguma dificuldade, consegui distinguir uma voz por entre um ruído de fundo enorme: o meu pai estava a tentar dizer-me que algumas pessoas queriam falar comigo com alguma urgência quando de repente o deixo de ouvir [altura em que ele passou o telefone às "outras pessoas"] - "Olá sou o Miguel! Lembras-te de mim?". A minha resposta imediata foi "Qual Miguel?". E a parte interessante veio a partir daqui.
"O Miguel dos The Gift! O teu pai está aqui connosco, estamos de conversa. Ele disse-me que tu foste ver um concerto nosso este ano e que até jantaste connosco."
Fiquei um bocado surpreso, admito. Mas de facto fui assistir ao início da tour do AM/FM no teatro S. Luiz, sendo que na altura tive direito a um livre acesso em que assisti aos ensaios, jantei com os elementos da banda e ainda tive no backstage depois do concerto.
"Epah eu já não me lembro muito bem da tua cara" continuou o Miguel, "mas do teu pai já não me esqueço. Vou-lhe dar contactos nossos para vires jantar novamente connosco da próxima vez que viermos ao Algarve."
Eu só sabia dizer que sim [o que é bastante frequente sempre que sou apanhado de surpresa...] mas ainda tivemos uns minutos interessantes de conversa. Depois ele passou à Sónia:
"Alô Nuno tudo bem? Então não vieste ao Algarve ver o concerto?"
Por acaso já sabia que eles iam dar um concerto perto de Faro - mas o IST e os estudos de Fundamentos de Gestão têm-me ocupado imenso tempo, para além de já ter assistido a dois concertos dos TheGift este ano.
"Mas não te preocupes que nós ainda vimos tocar cá a Faro este ano, na concentração de motos. Depois vens ver e logo falamos. Vá beijinhos e até à próxima."
E lá me despedi também da Sónia.
Findo isto voltei ao estudo de Fundamentos de Gestão.
Mas estes foram os 5-10 minutos de conversa telefónica mais alternativos que tive nos últimos tempos.

terça-feira, junho 14, 2005

Vilar de Mouros em grande!

Bem, actualizando aqui as informações que dizem respeito ao Vilar de Mouros deste ano: ao que parece vai haver um dia dedicado ao Metal - dia 28 de Julho, o primeiro dia de festival! onde estão previstos participar Nightwish, Within Temptation e Cradle of Filth.



segunda-feira, junho 13, 2005

Férias!

The whole problem with the world is that fools and fanatics are always so certain of themselves, but wiser people so full of doubts. -- Bertrand Russell

terça-feira, junho 07, 2005

Speechless - Nightwish em Portugal!

Esta secura de posts deve-se grandemente ao facto de andar atolado em trabalho no IST... mas hoje aconteceu uma coisa que não podia deixar passar.. O site oficial dos Nightwish já indicou que eles irão passar por Portugal na sua Once Upon a Tour 2005!!

Vai ser no Festival de Vilar de Mouros, no dia 28 de Julho! [actualizado!] - Eu estou totalmente speechless...


[ACTUALIZAÇÃO] Bem, para aguçar ainda mais o apetite, os Within Temptation também vão estar no Vilar de Mouros, no dia 29... o mês de Julho vai acabar em grande!

[+INFO] (1) Festival Vilar de Mouros
(2) Festivaispt.com 2005

quarta-feira, junho 01, 2005

Ciência e Interdisciplinaridade

Uma Visão do Ser. Sempre gostei da forma despretensiosa como os meus colegas autores apelidaram este espaço. A partir de agora, temos três visões, cada uma diferente das outras.

Existem muitas teorias acerca da nossa origem, dos nossos comportamentos. Da minha parte, esperem uma visão pragmática, lógica e muitas vezes determinista. Influenciado pela minha área (física)? Sim, claro. Tenho muito pouco de espiritual, com todas as consequências que isso acarreta...



Um dos motivos que levaram ao Ang3luz a encetar o convite é o meu gosto em comum com ele pela divulgação científica. Apesar de sermos de áreas diferentes (e por vezes rivais), o certo é que a Ciência é um bolo e as diferentes áreas do conhecimento são os vários ingredientes que o constituem. A interdisciplinaridade é cada vez mais comum nos dias que correm e até a própria física, que reclama para si a responsabilidade de ser a mais fundamental das ciências (o mesmo dirá um matemático, um filósofo, um biólogo... enfim, é discutível) procura objectos de estudo noutras áreas do conhecimento. Por exemplo, existem estudos que aplicam os raciocínios da física para resolver problemas como a propagação de vírus na internet, a construção de novos equipamentos na medicina, a evolução dos mercados financeiros, determinados comportamentos sociais, e muitos mais. Torna-se então muito importante que as rivalidades que existem comecem a jogar a favor do progresso. As equipas de investigação tendem a ser constituídas por cientistas de diversas áreas para que se gere uma discussão saudável dos temas em estudo, analisados por vários pontos de vista.

As nossas modestas vidas deviam basear-se num conceito semelhante. Se aprendessemos a olhar para o que é diferente com uma boa dose de respeito, certamente nos sentiríamos melhor connosco próprios e com o Mundo.