quarta-feira, junho 01, 2005

Ciência e Interdisciplinaridade

Uma Visão do Ser. Sempre gostei da forma despretensiosa como os meus colegas autores apelidaram este espaço. A partir de agora, temos três visões, cada uma diferente das outras.

Existem muitas teorias acerca da nossa origem, dos nossos comportamentos. Da minha parte, esperem uma visão pragmática, lógica e muitas vezes determinista. Influenciado pela minha área (física)? Sim, claro. Tenho muito pouco de espiritual, com todas as consequências que isso acarreta...



Um dos motivos que levaram ao Ang3luz a encetar o convite é o meu gosto em comum com ele pela divulgação científica. Apesar de sermos de áreas diferentes (e por vezes rivais), o certo é que a Ciência é um bolo e as diferentes áreas do conhecimento são os vários ingredientes que o constituem. A interdisciplinaridade é cada vez mais comum nos dias que correm e até a própria física, que reclama para si a responsabilidade de ser a mais fundamental das ciências (o mesmo dirá um matemático, um filósofo, um biólogo... enfim, é discutível) procura objectos de estudo noutras áreas do conhecimento. Por exemplo, existem estudos que aplicam os raciocínios da física para resolver problemas como a propagação de vírus na internet, a construção de novos equipamentos na medicina, a evolução dos mercados financeiros, determinados comportamentos sociais, e muitos mais. Torna-se então muito importante que as rivalidades que existem comecem a jogar a favor do progresso. As equipas de investigação tendem a ser constituídas por cientistas de diversas áreas para que se gere uma discussão saudável dos temas em estudo, analisados por vários pontos de vista.

As nossas modestas vidas deviam basear-se num conceito semelhante. Se aprendessemos a olhar para o que é diferente com uma boa dose de respeito, certamente nos sentiríamos melhor connosco próprios e com o Mundo.