sábado, agosto 21, 2004

Sofies Verden

Hoje foi dia para acabar algumas obras pendentes:

Ghost in the Shell - Stand Alone Complex (Masamune Shirow):
Este já tinha começado a ver há imenso tempo... é uma série de 26 episódios, e cada episódio conta uma história mais ou menos independente sobre uma patrulha anti-crime que trabalha na sombra da lei.
As histórias são super-densas. Em qualquer episódio há imensa informação, constantemente a aparecer, e uma situação política com ministros, casos e resoluções sempre a serem actualizados. E nós ali, caídos do céu. Mas lá consegui acabar, e é uma série com muita qualidade, tanto na história como na animação. 5 estrelas.

O Mundo de Sofia (Jostein Gaarden):
Finalmente li este livro. Já tinha ouvido muitas opiniões dele, normalmente a dizer que era um bocado chato. Numa ida à praia encontrei alguém que também partilha do hábito de levar livros para onde quer que vá, e fizemos uma troca.
Acabei por gostar imenso do livro. Como o subtítulo diz, é uma aventura na filosofia, e acaba por tocar no pontos principais desde Sócrates, até ao grande mar de informação do nosso século.
Em nenhum dos capítulos aprofunda as correntes filosóficas de que fala, afinal é um livro de introdução à filosofia a jovens (a protagonista vai fazer 15 anos) mas deixou-me uma enorme vontade de querer saber mais.
Além de ter sido uma das leituras que me deu mais prazer este ano =)

quarta-feira, agosto 18, 2004

Beginning of the World




Deus tomou nas Suas mãos o halo de luz
que brilhava por cima da Sua cabeça,
ergueu-o nos céus, e criou o Sol.

Deus agitou o Seu bastão, e dividiu o Vazio em dois.
Uma parte transformou-se no céu, a outra em terra.

Mas a linha era irregular, criando vales e montanhas.
"Cometi um erro, mas não tem importância", disse Deus.

Ao pintar desenhos na terra, brotavam dela plantas e árvores,
umas atrás de outras, e apareceram os pássaros e os animais.

Um dia, desenhou na sua mente a forma da criatura que iria criar à Sua imagem.
No entanto, era demasiado parecida com Ele, e considerou-a um erro.
Deus pintou-lhe as asas de cinzento, fez-lhe um buraco na auréola, chamou-lhe Haibane... e guardou-o no fundo da Sua memória.

Corrigindo o Seu erro, apagou as asas e a auréola, e assim nasceu o Homem.
Fez um bom trabalho ao vê-los. Deus sentiu-se satisfeito e...

...e descansou.
Os Haibane, que deviam ter desaparecido, conseguiram sair da memória de Deus,
e quando Deus acordou, os Haibane já voavam no céu.

Deus, sempre tolerante com os erros, deixou-os viver no seu pequeno mundo.
E, desde então, a cidade de Glie flutua num lugar que não é terra nem mar.

Haibane Renmei, ep.5

segunda-feira, agosto 16, 2004

Perigosos e Escorregadios



domingo, agosto 08, 2004

Leituras

Entre uma partida de Doom 3 e chats no Messenger, vai-se arranjando tempo para ler qualquer coisa. Até porque é urgente diminuir a pilha de livros emprestados (o que não impediu que comprasse mais três livros na Sexta passada... - até dia 15, Feira do Livro em Faro, na doca ;) )

A lista de livros começados, com alguma esperança de os ver lidos é qualquer coisa como:

- Equador (Miguel Sousa Tavares): Boa leitura! Tirando algumas descrições exageradamente adornadas, lê-se bastante bem. Tem um background histórico que estou a conhecer pela primeira vez, e acho-o muito interessante. Vou a 1/3 do livro.

- Y:A Descendência do Homem (Steve Jones): Segundo este geneticista, é o homem, o macho, que deveria ser considerado o sexo mais fraco, e mostra como a sua história (genética e não só) está repleta de decadência. A permissa é interessante, mas não estou a gostar da maneira como está escrito. Estou no segundo capítulo, e até agora não encontrei um fio condutor, pois o autor limita-se a despejar factos em cima de factos. Mas ainda vou no início.

- Hoshin Engi (Ryu Fujisaki): Emprestaram-me os 10 primeiros volumes deste manga, e não estivessem em francês, já teria lido mais do que os 3 primeiros. Muito giro, é a adaptação a banda desenhada de um dos 4 grandes romances chineses. Parece que a história desdobra-se por vários anos, enquanto seguimos os passos de Taigong Wang, um dos personagens mais astutos e matreiros que já encontrei.

segunda-feira, agosto 02, 2004

O que fazer durante as férias?

Acabei de voltar de mais um Estágio Internacional de Budo do Dojo TenChi, na Várzea de Sintra. Ainda estou a recuperar fisicamente mas o stress da última época de exames já desapareceu. Agora vêm as férias e o regresso ao Algarve. Não deixo de sentir que muita coisa ficou por fazer durante este ano. Muitas palavras por dizer. Muitas emoções que não saíram.

Mas agora vou descansar.

E claro, vou tentar continuar a postar com "alguma" regularidade aqui para não ficar completamente às moscas ;).

Até Breve