sábado, agosto 21, 2004

Sofies Verden

Hoje foi dia para acabar algumas obras pendentes:

Ghost in the Shell - Stand Alone Complex (Masamune Shirow):
Este já tinha começado a ver há imenso tempo... é uma série de 26 episódios, e cada episódio conta uma história mais ou menos independente sobre uma patrulha anti-crime que trabalha na sombra da lei.
As histórias são super-densas. Em qualquer episódio há imensa informação, constantemente a aparecer, e uma situação política com ministros, casos e resoluções sempre a serem actualizados. E nós ali, caídos do céu. Mas lá consegui acabar, e é uma série com muita qualidade, tanto na história como na animação. 5 estrelas.

O Mundo de Sofia (Jostein Gaarden):
Finalmente li este livro. Já tinha ouvido muitas opiniões dele, normalmente a dizer que era um bocado chato. Numa ida à praia encontrei alguém que também partilha do hábito de levar livros para onde quer que vá, e fizemos uma troca.
Acabei por gostar imenso do livro. Como o subtítulo diz, é uma aventura na filosofia, e acaba por tocar no pontos principais desde Sócrates, até ao grande mar de informação do nosso século.
Em nenhum dos capítulos aprofunda as correntes filosóficas de que fala, afinal é um livro de introdução à filosofia a jovens (a protagonista vai fazer 15 anos) mas deixou-me uma enorme vontade de querer saber mais.
Além de ter sido uma das leituras que me deu mais prazer este ano =)