segunda-feira, julho 04, 2005

Astrólogos, Cometas e Ciência

Na madrugada de hoje a NASA (National Aeronautics and Space Administration) congratulou-se com o sucesso da missão da sonda Deep Impact, cujo objectivo era bombardear o cometa Tempel-1 de forma a obter resíduos que permitam aprofundar o estudo destas estruturas cósmicas assim como, quiçá, desvendar mais um pouco das origens do sistema solar - e para estudar soluções para o medo, já muito explorado no cinema, de cometas em rota de colisão com o nosso planeta.


FONTE: NASA/JPL-Caltech/UMD


Quem não gostou muito da ideia foi a astróloga russa Marina Bai, que entrou com um processo em tribunal dirigido à NASA: “As acções da NASA infringem o meu sistema de valores de vida e espirituais, em particular os valores de cada elemento da Criação, a recusa de aceitação de interferências bárbaras com a vida natural do Universo, e a violação do equilíbrio natural do Universo”, alegou a astróloga. E não é a única astróloga com este tipo de preocupações - Vladimir Portnov releva a importância que a destruição de um cometa pode ter no dia a dia de uma pessoa, uma vez que estes contribuem para o ambiente psíquico da humanidade, podendo portanto contribuir para um aumento da ansiedade. Quando confrontado com a importância destes estudos para o desenvolvimento de tecnologias que permitam destruir cometas para salvar a humanidade, Portnov responde que é aceitável tentar mas que crê que isso é impossível.

Como complemento desta notícia, que tive conhecimento hoje, sugiro a leitura do livro "Ciência ou Vodu - da Insensatez à Fraude" de Robert L. Park, com edição pela Bizâncio. É preciso ter cuidado com aquilo que se apelida de ciência e aquilo que é a crença. Fazer da crença, ciência, pode ser bastante perigoso e não falta por aí gente com vontade de fazer dinheiro à custa do desconhecimento dos outros.