domingo, julho 03, 2005

"Reinas"


Na Sexta fui com o R. e com um grupo de amigos [de entre os quais o J. e as Cacao] ver esta interessante comédia que gira em torno dos primeiros casais homossexuais a contrairem casamento, na nossa vizinha Espanha. O filme é muito light com uma abordagem simples da questão e levantando, em paralelo, uma série de tópicos relacionadas com o casamento propriamente dito - para além de nos fazer soltar umas belas gargalhadas.

O filme vai-se construindo em saltos temporais que fazem a contagem decrescente até à celebração dos casamentos e entretanto vamos conhecendo os diversos casais e os problemas com que se deparam. Mas o enredo apresenta também uma perspectiva dos pais dos casais e das suas dúvidas/questões: com principal enfoque para as mães - a mãe argentina e a sua cadela são de morrer a rir! assim como a mãe com tendências ninfomaníacas que vai para a cama com o noivo do filho, filho este que também tinha dormido com o psicanalista da mãe!

No final, saímos do cinema bastante bem dispostos e esperando que num futuro próximo possamos viver essa realidade numa sociedade plural e que se orgulhe da diversidade. Entretanto num país ao lado do nosso começou-se já a construir esse caminho.

Image hosted by Photobucket.com