domingo, dezembro 04, 2005

Limites de Velocidade

Há já mais de um ano que faço praticamente todos os dias o caminho de Almancil a Faro pela 125, e há um comportamento que encontro muito frequentemente: a maior parte dos carros circulam a mais 20Km/h que o limite estabelecido.
Inclusivé dentro da cidade de Faro, nos sítios em que custa andar a 50Km/h (Av. Calouste Gulbenkian...), o usual é andar-se a 70km/h.

Pessoalmente dou-lhes razão, porque encontra-se limites de 70Km/h em estradas que são quase vias destinadas a automóveis, com um separador central em cimento, e passagens aéreas para peões abundantes. Mas surge a questão:
Até que ponto, funcionaria um sistema que colocaria limites propositadamente mais restritos, mas que depois fechasse os olhos à grande maioria das infracções leves?

Tendo em conta a grande necessidade que os portugueses parecem sentir em "estar acima da lei", melhor que um sistema disciplinado altamente punitivo, se o objectivo é que as coisas funcionem, poderia ter melhores resultados um sistema tolerante a falhas, que já prevê, à partida, que vai ser furado.