quarta-feira, agosto 17, 2005

Demons

Emprestaram-me à uns dias o Anjos e Demónios (do Dan Brown) e já o comecei a ler. Sobre a parte inicial posso dizer que... não gostei!!!!

Por uma razão muito simples: cientificamente, o livro está muito difícil de engolir. Deu para desconfiar quando a certa altura, uma das personagens fala da descoberta da anti-matéria como a revolução do último milénio, e como com ela pode provar a existência de Deus, mas há duas frases que destruiram completamente a parte inicial.

"A boa ficção-científica assenta na boa ciência.", referindo-se ao Star Trek.

Bem... Star Trek não é ficção científica! Tal como o Star Wars, são histórias do domínio da fantasia, para ser ficção científica teria que ter bases científicas (duh). E tecnologias como Warp Speed e Tradutores Universais para o Inglês metem o Star Trek mais próximo do Senhor dos Anéis que da ficção científica.

"Matéria a partir de energia? Qualquer coisa a partir de coisa nenhuma? É praticamente a prova de que o Génesis é uma possibilidade científica"

É irónico que a personagem que faz esta afirmação, no livro gaba-se de ter refutado uma das teorias do Einstein... quando o que acaba de dizer está completamente em contradição com uma das conclusões mais famosas dele. Energia e Matéria são intermutáveis, E=mc^2. E energia não é coisa nenhuma! (a certa altura o director supremo do CERN fica muito surpreendido quando a que conseguiu fazer anti-matéria, diz-lhe que também conseguiu fazer "energia pura". Terão sido fotões?)


Enfim, esta parte inicial está um desastre. Mas é capaz de melhorar, agora vem a parte de aventuras, em que vão desmantelar uma bomba de anti-matéria colocada algures no Vaticano pelos Iluminati durante um conclave. Hum...