quinta-feira, abril 20, 2006

Once Upon a Time in the Netherlands

Esta semana que passou foi uma lufada de ar fresco na minha estadia aqui pelo país das tulipas. Foram sete dias para tentar repôr todas as saudades tuas [mas fica sempre a saber a pouco :P], a tentar aproveitar todos os momentos contigo e a passear por algumas cidades holandesas, a andar, a andar mais, a andar mesmo muito. O plano diário foi basicamente: Delft, Amsterdam, Den Haag, Amsterdam (one time is not enough for this city!), Rotterdam e Delft para a despedida. No dia da chegada acordei em pulgas, repleto de ansiedade, mas o dia intenso de trabalho no laboratório cansou-me bastante - mas quando te vi a descer do comboio senti-me radiante! É verdade, estar longe de ti é aquilo que mais me custa por estar na Holanda, porque isto até é um país muito cosy ;)
Esta semana foi o realizar de algo que sempre quiz e que até agora nunca tivemos oportunidade de concretizar e por isso aqui vai um pequeno resumé dos últimos dias:

Dia 1 - Delft
Primeiro dia, foi para conhecer a cidade de Delft. Eu tive de trabalhar ainda e portanto o Rui andou a passear sozinho... shame on me! Durante a tarde ainda conheceu a minha faculdade e um pouco daquilo que é o meu dia-a-dia. Depois foi o jantar em casa e o preparar do dia seguinte. E claro, pôr em dia tudo aquilo que não temos partilhado no último mês e meio...

Dia 2 - Amsterdam I
Aproveitando o primeiro feriado, fomos de manhãzinha a caminho de Amsterdam para conhecer esta cidade magnífica, com as suas casas completamente tortas, a completa diversidade cultural, coffee houses e mushroom houses, etc etc. Passámos pelo Homomonument (foto em baixo), um monumento erguido em 1987 (sim, há quase 20 anos!) em memória de todos os homossexuais perseguidos e mortos e em honra de todos aqueles que dão a cara pela liberdade e direitos humanos, em defesa daqueles que não têm uma orientação sexual heterossexual. O monumento tem uma simbologia e design engraçados, que logo explorarei noutro post. Fomos ainda ao Sex Museum que, pelo preço e conteúdo, vale mesmo a pena! Fartámo-nos de andar por entre ruelas, parámos várias vezes no Dam Square, visitámos o Red Light District que estava particularmente cheio de familias (desde a avozinha aos bébes) e adolescentes! Ao anoitecer ficámos tão cansados que resolvemos voltar a Delft, para descansar e repôr baterias para o dia seguinte.

Dia 3 - Den Haag
Passear por esta cidade que oscila entre o cosmopolita e o tradicional foi fantástico! Embora já lá estivesse estado antes, é fantástico as coisas que eu descubro ao observar novamente através dos olhos do Rui. Encontrei uma loja de fantasia, a Elf, a vender as cenas mais fantásticas do Lord of The Rings e do universo do Tolkien, fadas, elfos e gnomos, muito gira mesmo! O momento alto do dia foi quando percebi que a praça que tinha andado à procura o dia todo, era uma por onde já tinha passado umas 4x de manhã, mas que não reconheci porque o meu ponto de referência tinha desaparecido... um McDonalds... que nos valeu umas belas gargalhadas.


Dia 4 - Amsterdam II
No Domingo resolvemos dormir de manhã e voltar a Amsterdam durante a tarde, embora com algum receio que a cidade estivesse um pouco vazia, por ser domingo de Páscoa... wrong! A cidade estava a abarrotar de gente por todo o lado! Visitámos quase todo o Sul da Rua Amstel, com as rainbow-flags hasteadas um pouco por todo o lado, lanchámos/jantámos no Ritz Bar, e ainda fomos dar mais umas voltas pelo Red Light District donde resultou a foto nocturna em baixo.

Dia 5 - Rotterdam
Depois de grande indecisão, lá concordámos em ir a Rotterdam no penúltimo dia da estadia do Rui cá. Era uma novidade para os dois, e é também uma cidade completamente diferente de todas que visitámos até agora. Muito cosmopolita, com enormes edifícios espelhados, tudo muito característico de um centro financeiro, e continuamente em construção. Visitámos as famosas casas cúbicas, com um design muito curioso e a Space Tower no outro canto da cidade... mais uma vez fartámo-nos de andar e no final da tarde já não sentia as pernas. Para ajudar, resolvemos "cortar caminho" por um bairro residencial com muito mau aspecto... mas foi da maneira que chegámos mais depressa à estação hehe!

Dia 6/7 - De volta a Delft e a Despedida
O último dia gostava de o ter passado sempre junto ao Rui, mas foi complicado porque tive de ir ao laboratório. Estivémos os dois um pouco nostálgicos - despedida anunciada. Fomos comemorar o último dia no restaurante japonês Fu Sha, com um jantar muito bom, e não muito caro! E com direito a sushi, sashimi, tenpura e espetadas de galinha. Depois ainda passeámos um pouco por Delft, já quase vazia durante a noite. Na manhã seguinte fui deixar o Rui no comboio e, no meio de algumas lágrimas e de umas peripécias com um atraso nos comboios, lá o vi partir a caminho do Aeroporto de Schiphol.


Á medida que via o comboio sair só me vinham à cabeça todos os momentos que passámos juntos nesta última semana. Comecei a olhar a cidade de outra forma. Nestes poucos dias que aqui estiveste, preencheste este vazio que sentia desde que saí de Lisboa. Conto os dias para te poder voltar a abraçar - se tudo correr bem, vai ser já em Junho! Obrigado por toda a inspiração que dás à minha vida Rui,

Amo-te