sábado, março 25, 2006

Amesterdão num dia!

O dia de Sábado começou cedo para mim e para o Ghast! Às nove da manhã já estávamos no comboio a caminho de Amesterdão, a capital do país. Sempre tive muita curiosidade em visitar esta cidade, muito devido à publicidade que toda a gente me vinha fazendo em Portugal. E de facto é uma cidade muito diferente mas também mais pequena do que esperaria à partida (pelo menos o centro). E foi uma autêntica aventura tentar ver aquilo a que nos tinhamos proposto... principalmente porque não tínhamos mapa.... como tal acabámos por percorrer a pé praticamente toda a parte Central de Amesterdão, passando inúmeras vezes pelas mesmas ruas e pela praça do Museu Madame Tussaud. É fantástico o número de coffee shops e de mushroom shops que se vão acumulando ao longo dos canais! A diversidade cultural nas ruas é fantástica, desde estilos diferentes, nacionalidades, exuberâncias, etc... (confesso que há um certo enviesamento: nuestros hermanos proliferam em Amesterdão!). Passámos a manhã nas ruelas com lojas, na American Book Center, perdidos no meio da multidão. A cidade pareceu-me de facto ser bastante open-minded, muitos dos hóteis possuem uma bandeira arco-íris, sinónimo de gay-friendly, mas a naturalidade de encontrar uma sex-shop gay junto de um McDonalds e um KFC espantou-me!
Aproveitámos a tarde para passear pelo Red Light District, onde o cheiro a ganza se impôe por volta das 15h, as janelas abrem as cortinas para prostitutas de todos os feitios e idades (algumas não primavam pela beleza......) e há dezenas de sex-shops ao longo dos canais - um ambiente muito alternativo! (não sei se foi do cabelo comprido ou da barba por fazer, mas tentaram oferecer-me cocaína 4x!). Antes de ir embora ainda passámos por uma loja dedicada ao Manga, com uma interessante action-figure de Jesus Cristo.
Por volta das 17h tivemos de voltar para o comboio porque nenhum de nós se aguentava nas pernas, mas Amesterdão será certamente um destino a recuperar quando houver oportunidade - da próxima vez para ver alguns museus que pareceram muito apelativos. Ficam aqui algumas fotos do dia de ontem!



1. Estação central de Amesterdão!
2. Bem, como seria de esperar, mais um canal!
3. Junto da Rua Amstel - onde há uma série de hotéis gay-friendly.
4. Da primeira vez que passámos pelo Drake's pensei que fosse uma livraria, só desconfiei por causa da quantidade de arco-íris que tinha no edifício. Quando lá voltámos percebi que era uma sex-shop gay, muito bem enquadrada numa série de restaurantes e fast-foods.
5. Aqui entrámos no Red Light District, e ao lado da 1ª sex-shop, um Shoarma. Em frente estava uma pastelaria e uma pizzaria. Afinal de contas, pretende-se a total satisfação do cliente!
6. Um dos edifícios onde se encontram várias prostitutas, este com vitrais com figuras eróticas antigas.
7. É difícil não encontrar todo o tipo de acessórios sexuais na quantidade exorbitante de sex-shops concentradas nestas 2-3 ruas. A explorar com mais atenção...