segunda-feira, março 20, 2006

O Fim de uma Era




Na altura, por falta de tempo, não fiz aqui nenhum post sobre este acontecimento, que me marcou [sim eu sou do género sentimental e que se emociona facilmente com estas coisas!].. No já há muito passado dia 21 de Outubro de 2005, os Nightwish deram o seu último concerto da Once Upon a Tour, na Hartwall Arena em Helsínquia, que coincidiu também com o último concerto enquanto banda com a sua formação quase inicial. Depois desse concerto, foi pedido à vocalista Tarja Turunen que terminasse ali a sua participação nos Nightwish. Isto foi algo que me entristeceu porque, para além de ter sido esta banda que me iniciou no metal sinfónico, havia um certo ambiente que me prendia como que num vício de inspiração. Mas afinal todos somos humanos :). E eles irão agora continuar os seus caminhos em separado (e que pretendo acompanhar atentamente). Os Nightwish continuarão com uma nova vocalista [que será conhecida na devida altura] - o Tuomas é uma força criativa e estou certo que o novo album vai ser estrondoso. Tarja seguirá a sua carreira a solo que já estava a dar os primeiros passos [e que aparentemente poderá ter alguns contornos de metal... let's see!]. Para mim é como se tivesse sido encerrado um ciclo - os Nightwish foram quase como que a banda sonora de vários anos da minha adolescência e são um alimento para esta criança que teima em viver dentro de mim [espero que por muitos anos!]: um mundo de elfos e fantasia e liberdade, de belas e monstros, de música épica... fico contente de ter podido ve-los ao vivo uma vez na antiga formação, no Vilar de Mouros de 2005. Long life to Nightwish!

Como marco do último concerto da banda, vai sair em Junho um DVD com o concerto na Hartwall Arena e alguma extra stuff - End Of An Era...
Aqui fica uma das mais bonitas baladas, "Sleeping Sun" no remake que fizeram o ano passado, pouco antes de Tarja sair da banda.



"...two hundred twenty-two days of light will be desired by a night
a moment for the poet's play until there's nothing left to say..."