sábado, março 11, 2006

Escher in het Palais

Pois bem, [depois de me ter deixado dormir....] lá fomos a caminho de Den Haag esta manhã, para passarmos uma tarde muito interessante. Ontem disseram-me que um antigo palácio desta cidade tinha sido transformado num museu em homenagem ao artista MC Escher. Escher sempre despertou em mim uma imensa curiosidade [desde os tempos em que fiz um cartaz para uma peça do meu grupo de teatro em que usámos um desenho seu de um olho com uma caveira]. Sempre adorei os jogos de (as)simetria, as escadas que sobem e descem em simultâneo, as metamorfoses animais que se repetem infinitamente e o explorar dos limites entre a tridimensionalidade e a bidimensionalidade [como o dragão que, sendo em 2D tenta passar a 3D mordendo a sua cauda através de dois cortes no papel, sem grande êxito].

Hoje não só vi tudo isto, como ainda assisti a 9 min de realidade virtual em que se fez um breve passeio pelo Universo estranho de Escher, e ainda tivemos tempo de jogar a alguns jogos. Vimos alguns originais da madeira cravada com que Escher pintou muitas das suas litografias de paisagens, auto-retratos, etc.
Achei o museu muito acolhedor e até o quarto dos cacifos tinha pormenores giros, como o sofá e as cadeiras no tecto, e uma mesa na parede lateral. Aqui ficam algumas fotos.


Depois da visita ao Museu ainda fomos passear um pouco por Den Haag, que tem um ambiente muito diferente de Delft, mas também muito interessante - um local a revisitar muito brevemente! Mais umas fotos.


1. Uma sex-shop com uma montra muito arrumadinha e muito convidativa... hehe
2. Quando estávamos numa das praças em Den Haag, começou a cair imensa neve! acabámos por nos refugiar num McDonalds.. e aproveitamos para almoçar-lanchar-jantar whatever...
3. Mais um canal rodeado de edifícios com uma arquitectura muito gira e com esquemas de cores muito apelativos!

[to be continued]