sábado, março 04, 2006

Sketches from Delft #1

Vou começar a fazer uma série de posts para, a pouco e pouco, ir actualizando a minha vida na Holanda. So here it goes...

1º Bem, nunca tinha estado na neve antes e desde que estou em Delft, já apanhei dois nevões com direito a canais congelados e tudo (até tive tempo para apanhar com uma bola de neve em cima). Estou hospedado num estúdio no Roland Holstlaan, no 13º andar, e portanto sempre que neva tenho uma vista priviligiada da cidade coberta por um manto branco ;) [o facto de isto ser tudo plano também ajuda muito]

2º Já estou muito bem instalado no Grupo de Microbiologia Industrial da TUDelft, na Faculdade de Ciências Aplicadas. Logo no primeiro dia em que contactei o meu orientador indicaram-me um gabinete e uma secretaria com direito a pc - estou no gabinete com dois PhD, um chinês e outro brasileiro - o que me permite falar português de vez em quando para aliviar :) passei os ultimos dois dias a ler material para o meu projecto e segunda-feira vou para o laboratorio meter as mãos ao trabalho. O grupo é excelente e fui muito bem recebido: já tive direito a um bolo de chocolate e um crumble de maçã no dia em que uma colega fez anos!

3º Ontem fui com o Ghast à procura de um local para praticarmos Aikido. Depois de andarmos meia hora perdidos à procura do local lá o encontrámos, quando tivemos a brilhante ideia de consultar um mapa da cidade! Como chegámos atrasados decidimos ficar a assistir até que, quanto estávamos a congelar, o professor nos convidou para entrar no tapete e praticar mesmo sem keikogi. Terça-feira lá estaremos para continuar!

4º Uma das coisas que mais me vai custar é o estilo de vida holandês, mas aos poucos lá me vou habituar: esta semana já jantei entre as 17-18h! Mas é perfeitamente compreensível: é completamente impossível comer alguma coisa de jeito ao almoço! Vou ter de me habituar a levar comida para o laboratorio para almoçar. Mas encontrei uma lojita de um casal indonésio que vende comida oriental muito barata, o que me vai dar alguma margem de manobra na cozinha hehe. E a noção de iogurte líquido na Holanda é um pouco diferente da nossa - os iogurtes custam a escorregar no copo...

Bem por agora é tudo, espero brevemente poder começar a postar algumas fotos - antes preciso de ultrapassar as "limitações tecnológicas" :P