domingo, abril 17, 2005

TenChi Tessen - Arte do Movimento

Quem assistiu à abertura dos Globos de Ouro 2004 na SIC teve o prazer de assistir a uma breve apresentação de várias coreografias étnicas e de diferentes culturas mundiais - nas quais inseriram o TenChi Tessen, criando um efeito muito interessante. O Tenchi Tessen é uma arte desenvolvida por Georges Stobbaerts Hanshi, um grande mestre e mentor do projecto TenChi International, de que já falei aqui.
Sempre gostei imenso desta arte, pelo que representa de um ponto de vista conceptual, pelo significado estético que lhe está inerente, pela fusão harmoniosa de uma série de artes orientais e ocidentais com a música e com o gesto.

"O TenChi Tessen, criado em 1985 por Georges Stobbaerts, é a arte em que o leque substitui o sabre. Envolvendo o corpo e o sopro, pondo em harmonia movimento, som , música e silêncio, permite descobrir a quem o pratica uma estrutura espacial.

O japonês, Ten Chi significa o par primordial Céu-Terra, entre os quais se ergue o homem. O Tessen é o leque, que representa a simbólica do sopro na vida, o elo de ligação entre o Terra e o Céu.

O TenChi Tessen na sua prática, procura a união e a harmonia destes dois elementos, por meio do não conflito e do diálogo. Através das técnicas desta arte do Movimento, o praticante está à escuta do seu corpo e, liberto de todas as tensões, apaziguando o espírito, dá livre curso ao movimento que harmoniza as energias, sendo solicitado a solicitado a comunicar com o outro com o outro segundo o princípio bi-polar e a escuta do outro.

A música no TenChi Tessen nasceu de uma necessidade de fusão do movimento com o som. Os movimentos desta arte e a música são praticados numa comunhão mútua e sincera, tornam-se indissociáveis pois praticantes e músicos têm a mesma finalidade, não seguem caminhos paralelos e por isso manifestam-se no instante presente.

Esta arte do Movimento é o fruto de uma experiência nas artes em geral, elaborada em domínios diversificados como a mitologia indiana, a filosofia chinesa as artes marciais, a iconografias, o yoga, o zen, o teatro e a música. Domínios diferentes mas têm um ponto em comum: uma dimensão cósmica."

Apresentação do TenChi Tessen pela Escola Tenchi International