sábado, abril 02, 2005

Controvérsias do Amor

No outro dia li um comentário do autor do blog Intimista, o sr. Peixoto, em que este se referia ao amor entre duas pessoas do mesmo sexo como "amor", em que as aspas enfatizam certamente uma diferença no tipo de sentimento nutrido por pessoas homossexuais. Este tipo de posição, por ser altamente preconceituosa, deixou-me a pensar: será que é assim tão frequente as pessoas pensarem que não é possível duas pessoas do mesmo sexo amarem-se, na verdadeira acepção da palavra? Principalmente porque tenho uma relação há quase três anos com o rapaz que mais adoro à face da Terra e gostaria de perceber se tenho estado enganado durante este tempo todo [...].

É que basta conviver com alguns casais de namorados/casais homossexuais para perceber a questão. Mesmo assim façamos aqui um pequeno exercício intelectual. Já li comentários do mesmo senhor em que ele se refere ao amor entre pais e filhos (e aqui não usa aspas). Ora filhos pressupõe ambos os sexos - e não passa pela cabeça de ninguém pôr em causa o amor que um pai nutre por um filho e vice-versa (e esta discriminação expressa-se ainda pelo facto de muitos filhos cumprimentarem o pai com um beijo, sem qualquer problema, mas a mesma situação, num contexto adulto, já poder causar repúdio). Poderão argumentar que a natureza do amor é diferente. De facto. Mas isto pode ser analisado de duas formas. A primeira: é óbvio que entre dois adultos o sentimento de afeição é geralmente acompanhado de uma atracção sexual, mas neste caso o problema é desviado claramente para o nível sexual (não passa pela cabeça de ninguém que dois homens ou duas mulheres não possam nutrir sentimentos uns pelos outros!) - e aí voltamos à questão primordial do sexo homossexual ser "contra-natura", causando por isso repúdio. Isso é uma questão que merece só por si um post (que a seu tempo virá), mas qualquer homossexual poderá facilmente derrubar essa ideia. Trata-se portanto de preconceito.
Quanto à segunda análise: a natureza do sentimento nunca pode ser diferente, pelo menos não biologicamente. Os sentimentos são, segundo Damásio e outros neurocientistas, uma evolução interessante da emoção e por isso são assexuados. Construido sobre a tela da consciência, partindo dos instintos emotivos mais básicos. Mas do ponto de vista da aceitação social isto é apenas um pormenor. Dizer que duas pessoas do mesmo sexo são incapazes de amar é, no mínimo, irracional.
A todos esses que ainda vivem com este preconceito, tentem amar-se mais a vocês e ao próximo. De certeza que seriam melhores pessoas no Mundo.