domingo, fevereiro 15, 2004

KODO - Magnificiente


Ontem eu, o TheVermelho e o Ghast fomos ver o Coliseu tremer. Foram momentos deliciosamente excitantes aqueles que os KODO nos proporcionaram [ultrapassando em muito as expectativas].
O espectáculo iniciou-se com uma entrada triunfal onde o que mais me marcou foi o sorriso sincero estampado na cara daquele grupo de japoneses [e também a grande capacidade de concentração que demonstravam]. Para além dos taiko (tambores japoneses) participaram também nas diversas actuações vários outros instrumentos característicamente nipónicos, nomeadamente o shakuhachi (flauta de bambu) - houve também uma dança típica de teatro Noh.

Vários foram os momentos em que se venerava o silêncio, onde se conseguia ouvir a respiração dos artistas, e logo de seguida o som do tambor ecoava pelo Coliseu, em cadências ritmícas que nos transportavam pelo Universo do imaginário oriental. Mas o momento mais alto do espectáculo foi sem dúvida a entrada do O-daiko em palco (um tambor com cerca de 3 metros de largura e 400 kg!!): o senhor Yoshikazu Fujimoto [ver foto abaixo], de 53 anos, esteve em palco cerca de 15 minutos a dominar, literalmente, aquele tambor gigantesco - fascinante o facto de se ver praticamente todos os músculos do senhor em actividade e, mesmo sendo visível o enorme esforço físico (e desgaste) que aparentava, continuou a tocar por mais 20 minutos. Admirável.

Os KODO são sem dúvida uma brilhante representação da cultura nipónica e da grande riqueza artística e espiritual que a envolve. É purificante. É de uma beleza contagiante. É subtil.

Doumo Arigatou Gozaimashita



Curiosidade: estes senhores e senhoras fazem da música a sua vida. Treinam diariamente numa ilha, não só a nível musical mas fisica e espiritualmente. Existe um documentário editado em DVD que já passou no Discovery Channel sobre a forma de viver desde peculiar grupo musical. [actualizado]