sexta-feira, março 11, 2005

Nihongo o narau*

*Aprender Japonês

Quando tinha 16 anos, na altura em que ainda era um dragonball addicted, e movido pelo crescente fascínio pela cultura oriental, resolvi enveredar por um processo de auto-aprendizagem do japonês. Nerd dizem uns, maluco dizem outros - uma experiência bastante positiva, digo eu. Começar a aprofundar o conhecimento dos diferentes silabários desde a sua raíz e ir subindo, degrau a degrau, até começar a perceber um pouco da construção gramatical - fase em que me fiquei devido a falta de tempo (e alguma motivação também). Pois para quem não tem a mínima noção, o sistema de escrita nipónico é algo diferente daquele a que estamos habituados, existindo quatro silabários principais: o Hiragana, o Katakana, o Kanji e o Romaji. O Kanji é aquele que talvez seja mais facilmente reconhecido e é o que se encontra mais próximo das "origens" da língua japonesa - foi o sistema de escrita importado da China na forma de ideogramas, possuindo estes um (ou mais que um) significado e uma leitura - é também o mais difícil de aprender mas talvez por isso o mais desafiador.
O silabário Hiragana foi desenvolvido por simplificação de alguns Kanji e é o mais utilizado no dia-a-dia em conjunto com o Katakana, um seu equivalente mas apenas usado na escrita de estrangeirismos. O quarto sistema, o Romaji, é muito mais recente e foi a adaptação do nosso alfabeto para a escrita de palavras japonesas.

E pronto. Talvez desenvolva mais um pouco este tema em posts futuros. Para aqueles que ficaram com uma pontinha de curiosidade aqui ficam duas tabelas com os silabários Hiragana e Katakana. Os interessados em algo mais é favor contactar-me ;)


[ver silabário Hiragana]
[ver silabário Katakana]