quarta-feira, maio 26, 2004

N'os "Olhos Desfiados"


"Desfiar-se não é sinónimo de rasgar-se. O desfiar é mais meticuloso, é com a ponta dos dedos, sabendo por onde vai passar o corte, sabendo a medida concreta de cada troço que fica. Sabiam que um manequim sem olhos de vidro acredita estar cego? Sabiam que um manequim sem braço pode tocar-vos?"

Tive a oportunidade de assistir ontem, no Teatro Maria Matos, a uma apresentação do FATAL (Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa), mais concretamente à apresentação da peça "Olhos Desfiados" do GTIST (Grupo de Teatro do IST). Esta peça reavivou em mim muito do que vivi durante os 3 anos em que fiz teatro (ultimamente tenho andado muito nostálgico...). Presenciar a estética e a expressão das personagens naquele universo metafórico, naquela sala que [infelizmente] estava semi preenchida, foi uma experiência bastante agradável. A cena em que dois manequins simulam gemidos de prazer sexual em várias línguas é deveras hilariante (!!!). E o grupo de jovens (nos seus 13 , 14 nos) que estava atrás de nós e que não escondia os risinhos perante o manequim nú de luvas verdes, comentando por vezes: "Ele vai ficar teso, ele vai ficar teso..." (LOL)

O GTIST está de parabéns!

"Mas o pior não é ter os olhos desfiados, o pior é não ter sexo, o sexo para eles é como uma montanha, uniforme, brilhante, envernizado, lustroso, sem saídas nem entradas."

+info: GTIST