sexta-feira, maio 21, 2004

Sankai Juku no CCB - 29 e 30 de Maio

Sankai Juku
"Hibiki, Resonance From Far Away"

29 e 30 Maio
21h
Grande Auditorio CCB

"A glória singular do Sankai Juku é que quase toca a metáfora pura" - Jay Cocks, Time


Ok. O blog está a tornar-se cada vez mais num motor de divulgação daquilo que actualmente me move a sair de casa para me reencontrar com o universo das artes. Enquanto não tenho tempo de escrever uns posts que tenho guardados desde há algum tempo, aproveito para vos convidar a ir ao CCB nos próximos dias 29 e 30 de Maio. É que vai estar em palco um tipo de trabalho teatral que nunca tive o prazer de assistir mas que já li alguma coisa que me despertou a atenção. É o Butoh - uma simbiose entre a dança contemporânea e as tradições teatrais japonesas com raízes no Noh. Não adianto mais. Fica a sinopse:

"Fundada por Ushio Amagatsu, o trabalho desta companhia caracteriza-se pela contaminação do Butô com a dança contemporânea ocidental. Tecnicamente, e segundo as palavras de Amagatsu, a dança contemporânea desafia as leis da gravidade enquanto ele, como criador, entra em harmonia com elas.

O Butô é uma nova forma de dança-teatro japonesa que se desenvolveu nos anos 60 como expressão da consciência humanitária de uma geração do pós guerra.

Sankai Juku e o seu director Ushio Amagatsu fazem parte da segunda geração do Butô.

O Butô é sempre intenso, é uma dança das trevas mas, no trabalho de Amagatsu, há sempre um elemento pacificador. As suas obras incluem as tensões convencionais do Butô envoltas numa espécie de paralisia emocional."



+info: Centro Cultural de Belém