sábado, março 06, 2004

O Espírito do Aikido



Ontem ao ler o livro "The Spirit of Aikido" pelo falecido Kisshomaru Ueshiba (ver fotos) recordei os motivos pelos quais, há cinco anos atrás ingressei na prática de Aikido. Lembro-me como se fosse hoje as palavras que me fizeram, sem conhecer esta arte de lado algum, começar a praticar sem ter a mínima ideia do que me esperava [mal sabia eu do quanto me iria embrenhar no espírito do Aikido]. O cartaz que me chamou a atenção tinha uma imagem esbatida de dois praticantes onde se podia ler qualquer coisa do género "É preciso reconstruir o Homem. Unamo-nos num imenso ideal de perfeição". Nesse mesmo dia fui fazer a inscrição e no dia seguinte comecei a praticar. Desde então tenho vindo a desenvolver uma prática mais ou menos regular sem a qual já não consigo passar - primeiro estranha-se, depois entranha-se. O Mundo seria um pouco melhor se todos praticassemos, no tapete e na vida, aquilo que esta arte marcial veincula. Fica aqui um excerto que acho bem elucidativo:

"Simply stated, aikido is a budo open to all people who aspire to unify the ki of the universe with the ki of oneself. For all members of the human race, it is the path to attaining harmony with all beings (...). Non-discrimination and non-exclusiveness are basic characteristics of aikido."