segunda-feira, fevereiro 23, 2004

O Vislumbrar da Evolução

Uma equipa de investigação em biotecnologia da Universidade do Michigan presenciou recentemente aquilo que pode ser considerado "um passo evolutivo" quando uma estirpe bacteriana de Escherichia Coli (mais comumente conhecida por E.coli) foi capaz de alterar a actividade proteica de uma enzima que actua no processo biossintético do flagelo (que permite o movimento da referida bactéria).



Basicamente o que se fez foi, através da eliminação de vários genes, imobilizar colónias da estirpe num meio contendo nutrientes (ou seja usando estirpes em que, por manipulação genética, se inactivou a dita enzima). Ao ter a sua mobilidade impedida, a bactéria iria consumir todo o nutriente envolvente e, quando este desaparecesse, morreria.

Verificou-se que, num dos mutantes obtidos, a bactéria era capaz de alterar a função da enzima por forma a recomeçar a biossíntese do flagelo - assim, pode recuperar a sua mobilidade e não morrer de fome - a evolução em acção.

Fonte: Scienceblog.com
Para verem a noticia na sua totalidade cliquem aqui. (versão PDF)

P.S.: Aproveitei a oportunidade para adicionar uma secção de ciência aos nossos blinks. Porque a ciência já começa a surgir na blogoesfera, sugiro que visitem o Natural Philosophy.