sábado, julho 03, 2004

O Anjo do Livre Arbítrio


"Shin Seiki Evangelion" ou "Neon Génesis Evangelion" é um daqueles anime de culto que me marcou [mais agora que na altura em que vi pela primeira vez, diga-se] pela forma profunda como são explorados os diálogos, as relações que se estabelecem entre os personagens, a simbologia por detrás do enredo, os Anjos como reunificadores do terreno e do divino, os Três Impactos [a criação do mundo e da vida; a vinda dos anjos para a Terra; e a reunificação dos universos - o que tem implícito o fim da Humanidade]. O Terceiro Impacto aparece como a solução filósófica para o "pecado" da Humanidade: é apocalipse, o renascer da Humanidade, a fusão de todos os seres até deixar de existir o limite entre a perfeição e a imperfeição, onde os vazios de cada um se vão preenchendo e as barreiras que nos individualizam desaparecem - e isto requer que todos os seres sem excepção participem [o que não é de todo consensual como devem imaginar].


Um dos Anjos cruciais para o desenrolar do Terceiro Impacto é Tabris, ou, na sua "forma humana" Kaworu Nagisa [na foto]. Ele é o 17ª Anjo - o anjo do livre arbítrio. Aparece na série como a 5ª Criança, que é o quinto piloto dos EVA [os mechas usados pela Humanidade na batalha contra os Anjos]. O seu aspecto frágil permite-lhe facilmente estabalecer contacto e amizade com os restantes pilotos dos EVA [nomeadamente Rei e Shinji] para assim conseguir alcançar a sua missão - fundir-se com o corpo do 1º Anjo, Adam. No entanto Kaworu desenvolve uma relação muito próxima de Shinji, por vezes acentuada com algum homoerotismo [como na cena em que tomam banho juntos], e que mais tarde vai fazer com que fracasse: quando se apercebe que o que havia encontrado era o corpo do 2º Anjo, Lilith e não de Adam, Kaworu oferece a liberdade da vida a Shinji, permitindo que este o destrua.

A androginia de Kaworu e a relação homoerótica deste com o personagem principal da história deram origem a várias outras histórias e, como não seria de estranhar, ficou perpetuada no universo do Yaoi - e na internet não faltam fan-fics com estas duas personagens.


Quando vi a série pela primeira vez na SIC, já há alguns anos atrás, nem me apercebi de estar a presenciar pela primeira vez uma história onde existiam cenas com teor homossexual. Agora que consigo analisar melhor a dimensão artística, filosófica e conceptual do Neon Génesis Evangelion, aconselho-o a todos.

Só para terminar, o Terceiro Impacto falha. Quando se atinge aquele estado onde todos estamos interligados, sem qualquer forma, sem dor e sem alegria, navegando por entre mares de vivências fundidas, deixa de haver sentido para a existência. Esta é a razão pela qual o Terceiro Impacto falha.