quarta-feira, junho 30, 2004

Ciência.. ou não

Acho que tenho um fraquinho por livros de divulgação científica =)
E hoje lá foi mais um... comprei o 'Ciência ou Vodu' (Voodoo Science, no original) de Robert Park. O livro está escrito sobre a forma de narrativa e conta histórias incríveis sobre momentos muito insensatos na ciência.

Tinha que o comprar, porque estava mesmo à procura de alguma coisa que falasse do papel da credulidade humana (que todos temos) quando trabalhamos em ciência.
Por exemplo, acho absolutamente espantoso ter sido possível que durante o século XX, tenham sido levadas, pelo menos, três propostas ao senado americano, que tinham como base máquinas que geravam energia infinita. O mais absurdo de tudo não é tais teorias se lixarem para as leis mais básicas da termodinâmica, mas qualquer pessoa com formação básica de física e química de secundário poder provar que tais teorias estavam erradas!
Em crise energética, o desespero é total.

A estas histórias, seguem-se muitas mais, e uma pessoa questiona-se sobre o nivel de cultura ciêntifica que qualquer pessoa deveria ter. E mais importante, que nivel alguns profissionais deviam ter. Numa reportagem sobre futebol, utilizam-se reporteres especializados, mas se cobrirem um acontecimento científico, podem ser completamente ignorantes na matéria? Que perguntas farão?
(Para não falar do famoso caso em que o António Guterres pôs uma repórter em xeque, quando ela perguntou acerca do decréscimo do PIB, ao que respondeu 'Decréscimo? Mas se ele até subiu!' - utilizou uma simples derivada)