quarta-feira, março 31, 2004

A Solução do Enigma

Há pouco tempo tinha deixado um pequeno enigma aqui. Desta feita, deixo algumas pistas para quem quiser pensar melhor ou, para os mais curiosos, a solução (vão é ter de fazer um pouco de ginástica ao pescoço :p)


"Estão quatro pessoas acorrentadas a uma escadaria (1,2,3 e 4). Duas têm chapéu vermelho e as outras azul. A pessoa 1 tem uma parede que a impede de ver as restantes. Cada pessoa só consegue ver aquelas que se encontram nos patamares abaixo! (i.e. 2 vê 3 e 4; 3 só vê 4 e a pessoa 4 não pode ver ninguém). Sabendo que a pessoa que gritar primeiro a cor correcta do seu chapéu é automaticamente libertada (e não pode tirar o próprio chapéu para verificar a côr), quem é que será libertado dando provas da sua perspicácia? A utilização do parâmetro "sorte" pode ditar a pena capital..."

1ª Pista: Uma vez que eles sabem que existem dois chapéus vermelhos e dois azuis, o facto de a 1ª pessoa não ver ninguém é crucial para que um deles possa ser solto - à partida a primeira pessoa não será salva! e eles sabem disso!

2ª Pista: Facilita bastante se nos tentarmos pôr no lugar de cada um deles e tentarmos imaginar aquilo que vai na cabeça dos outros. Raciocínios do tipo: "se ele visse isto o que é que poderia acontecer?"

Solução: