sexta-feira, abril 23, 2004

"Making the Mind - Why we misunderstood the Nature vs Nurture Debate?" por Gary Marcus


"As we come to see genes not as rigid dictators of destiny but as rich providers of opportunity, we may be able to use our growing knowledge of nature as a means to make the most out of nurture"

O artigo acima foi escrito por Gary Marcus, o mesmo cientista que escreveu o livro que apresentei num dos últimos posts. Recomendo a sua leitura a todos os que se interessarem pelo emergir dos ramos da ciência como são os da genética comportamental e da neurociência cognitiva.

Gary apresenta de forma simples a sua visão do papel dos genes no processo de desenvolvimento do cérebro e, consequentemente a forma como nos podem influenciar a nível comportamental - os genes apresentam-se como os moduladores das estruturas neuronais que influenciam o comportamento e não como os "ditadores" de comportamentos específicos. É enfatizada a ideia das "cascatas" (genes que quando expressos influenciam outros, que por sua vez influenciam outros and so on), dos processos de auto-regulação dos clusters de genes e das vantagens deste sistema organizacional do ponto de vista da construção biológica do cérebro e do Si.

Um convite para um pequeno momento de reflexão.