terça-feira, janeiro 20, 2004

KODO, ou o espírito de uma criança

Será em Fevereiro que vem ao Coliseu dos Recreios em Lisboa um grupo que me está a despertar muita curiosidade.
Chamam-se Kodo.



Os Kodo são um grupo de músicos japoneses dedicados à arte do Taiko - o taiko é um tambor ancestral que veio permanecendo na cultura nipónica desde os seus primórdios (Período Heian séc VIII), altura em que era utilizado nas aldeias para "marcar território".

Esta é a sua apresentação:
"KODO é um grupo cuja actividade se centra no tambor japonês ou taiko. Ao mesmo tempo que exploram os inúmeros trilhos das artes de representação tradicionais, estão empenhados na criação de algo de novo para os tempos modernos. O nome “Kodo” tem dois significados. Os significados tomados à letra dos dois personagens que compõem o nome em japonês são “tambor” e “criança” - transmitindo a ideia de desejo do “Kodo” de tocar o taiko com sentido puro, com o coração de uma criança. A palavra “Kodo” é também homónima de “batimento de coração” – a mais fundamental fonte de ritmo da humanidade – o primeiro som que uma criança ouve no ventre da mãe."

O seu repertório é extenso e (!) existem já vários remix de algumas composições deles feitas por vários djs estrangeiros, razão pela qual acho que vale a pena dar um pulo ao Coliseu dos Recreios. Hope you like it :)


Alguns links:
(1) KODO - Site Oficial
(2) Coliseu dos Recreios